Judoca Raquel Brito conquista bronze no Open Europeu de Roma

©Comité Olimpico de Portugal

A judoca portuguesa Raquel Brito conquistou hoje a medalha de bronze no Open Europeu de Roma, ao vencer a britânica Caitlin Barber no combate para a atribuição de um dos terceiros lugares.

Raquel Brito, de 20 anos, uma das promessas do judo português, depois de já ter subido ao pódio nos Europeus de juniores de 2020 (bronze) e nos Europeus de sub-23 no último ano (bronze), surgia em Roma como sexta cabeça de série em -48 kg.

A categoria Open está abaixo dos Grand Slam e Grand Prix, atribuindo menor número de pontos no circuito mundial – a vitória equivale apenas a 100 pontos – e veio substituir as antigas taças do mundo da modalidade.

Portugal compete em Roma com 15 judocas, a maioria dos quais, também pela juventude, numa segunda linha do judo nacional, e hoje Raquel Brito destacou-se com a conquista do bronze, num Open em que venceu três de quatro combates.

Neste primeiro dia, destaque ainda para os nonos lugares de Emerson Silva em -60 kg e Lucas Bernardo em -73 kg, ambos com duas vitórias e uma derrota.

No domingo, a seleção portuguesa fecha a participação com Manuel Rodrigues, Pedro Raposo (-81 kg), Diogo Brites (-100 kg), Vasco Rompão (+100 kg), Joana Crisóstomo (-70 kg) e Carolina Paiva (-78 kg).

Últimas de Desporto

O português Miguel Oliveira (Aprilia) foi hoje 13.º classificado na corrida sprint do Grande Prémio da Áustria de MotoGP, 11.ª ronda do Mundial de motociclismo de velocidade.
A Associação Industrial Portuguesa (AIP) vai formalizar, este mês, a criação do ‘cluster’ das indústrias e tecnologias de desporto, que diz contar já com dezenas de empresas e instituições interessadas.
Marco Alves revelou hoje que o Comité Olímpico de Portugal (COP) vai trabalhar no sentido de serem criadas “cada vez melhores condições” aos atletas portugueses, tendo já uma “agenda fechada” com o Governo.
Pedro Pichardo cruzou-se com o primeiro-ministro, Luís Montenegro, e pediu-lhe um encontro, considerando que é importante que as entidades que governam o país reúnam também com atletas e não apenas com dirigentes.
Os ciclistas Iúri Leitão e Rui Oliveira conquistaram hoje a medalha de ouro em madison em Paris2024, o sexto título olímpico do desporto português, depois dos cinco no atletismo, no 32.º pódio luso de sempre.
O canoísta Fernando Pimenta terminou hoje na sexta posição a final de K1 1.000 metros nos Jogos Paris2024, falhando a possibilidade de se tornar o primeiro português a conquistar três medalhas olímpicas.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, salientou hoje a "grande alegria" para Portugal que representou a conquista de uma medalha de prata pelo ciclista Iúri Leitão nos Jogos Olímpicos de Paris.
A Federação Internacional de Boxe (IBA) vai premiar financeiramente a pugilista Angela Carini, depois de a italiana ter sido eliminada pela argelina Imane Khelif na categoria de -66 kg do torneio olímpico feminino de Paris2024, anunciou o organismo.
A judoca Patrícia Sampaio conquistou hoje o bronze em -78 kg em Paris2024, ao bater a japonesa Rika Takayama por duplo waza-ari, alcançando a 29.ª medalha olímpica do desporto português, a primeira na presente edição dos Jogos.
A judoca portuguesa Catarina Costa apurou-se hoje para os oitavos de final em -48 kg nos Jogos Olímpicos Paris2024, ao vencer a alemã Katharina Menz no seu combate de estreia.