Surrealista português Santiago Ribeiro integra exposição em Los Angeles

©facebook.com/santiagoribeiro

A obra convida a uma crítica à conformidade na sociedade atual, mas o artista disse que as interpretações podem variar conforme a imaginação da sua audiência. O artista português, que já expôs em várias partes dos Estados Unidos.

O quadro ‘Surreal Mass Production’, do pintor português Santiago Ribeiro, estará integrado na Parallax Art Fair que vai decorrer entre 28 e 30 de abril em Los Angeles, disse à Lusa o artista surrealista.

A obra convida a uma crítica à conformidade na sociedade atual, mas o artista disse que as interpretações podem variar conforme a imaginação da sua audiência.

“Posso fazer o quadro com uma intenção, mas as pessoas são livres de interpretá-lo como quiserem. Inclusive já descobriram coisas nos meus quadros que eu não tinha noção que lá estavam”, afirmou Santiago Ribeiro.

“As pessoas podem ver e sentir coisas de acordo com a sua própria capacidade imaginativa”, continuou. “Apenas crio uma coisa e as pessoas são livres de sentir aquilo que lhes vem à mente. Isso para mim é interessante”.

A Parallax vai acontecer no MG Studio, um estúdio criativo localizado num espaço privilegiado, perto do complexo L.A. Live na baixa de Los Angeles – onde também estão situados o Museu dos Grammys e o Microsoft Theater.

A artista norte-americana Shahla Rosa vai auxiliar Santiago Ribeiro na logística desta participação. Segundo o português, “Shahla é das melhores artistas femininas nos Estados Unidos a fazer arte surrealista no século XXI”.

A Parallax será uma exposição com impacto, considerou o artista, que escolheu este quadro de médio porte porque se identifica com aquilo que quer projetar neste momento.

“Sou um crítico, embora também tenha quadros fantasiosos”, descreveu Santiago Ribeiro.

O artista português, que já expôs em várias partes dos Estados Unidos, integra frequentemente na sua arte representações do sexo feminino, algo que é visível também em ‘Surreal Mass Production’. “A mulher é um tema, um elemento que introduzo quase sempre em todas as pinturas”, referiu.

No entanto, o seu trabalho mais recente não tem quaisquer figuras. Trata-se de um quadro intitulado ‘Empty City’ (cidade vazia), para o qual foi inspirado pela fuga de pessoas por causa da guerra na Ucrânia.

Além da participação na Parallax Art Fair em Los Angeles, Santiago Ribeiro está também a trabalhar para organizar a 15.ª edição da International Surrealism Now, uma iniciativa que começou em 2010 e cuja edição mais recente foi em 2021.

“O Surrealism Now é uma união de várias tendências artísticas entre o surrealismo do século XXI, a arte visionária, a arte fantástica e a arte abstrata”, explicou Ribeiro.

O artista mencionou a zona de Coimbra como potencial anfitriã da exposição, não estando ainda confirmados locais ou datas.

Últimas de Cultura

A Jovem Orquestra Portuguesa (JOP) vai assegurar o concerto de abertura no Young Euro Classic, em Berlim, o “maior festival de jovens orquestras do mundo”, por “mérito”, disse à Lusa o maestro Pedro Carneiro.
A quinta edição do festival CriaJazz leva às ruas e ao Castelo de Leiria três espetáculos, entre julho e agosto, em que o jazz se cruza com a música do mundo e o teatro num registo festivo, revelou a organização.
A Capela Real do Palácio Nacional de Queluz do século XVIII vai reabrir na quinta-feira, na sequência de obras de restauro para o regresso do Órgão Histórico de Tubos, após um século, anunciou hoje a Parques de Sintra.
Música para "todos os gostos em sete palcos ao longo de 11 dias é uma das promessas da comissão organizadora da 32.ª edição da Feira Agrícola Comercial e Industrial de Cantanhede (Expofacic)", afirmou hoje a presidente do município.
O festival Super Bock Super Rock está de volta à praia do Meco, na Herdade do Cabeço da Flauta, em Sesimbra, nos dias 18, 19 e 20 de julho.
Nos dias 19, 20 e 21 de julho, Vila Nova de Gaia será palco do festival MEO Marés Vivas, que ao longo dos últimos anos se firmou como um dos principais festivais de verão.
Arouca recebe de sexta-feira a domingo mais uma edição da recriação 'História de um mosteiro', que replicará costumes do tempo das monjas da Ordem de Cister com um mercado oitocentista e encenações sobre o escritor Alexandre Herculano (1810-1877).
A atriz norte-americana Shelley Duvall, protagonista do filme “The Shining” com Jack Nicholson, morreu aos 75 anos, na sua casa em Blanco Township, no Texas, noticiou o jornal The Hollywood Reporter.
A dupla francesa Air apresenta hoje ao vivo, na íntegra, o álbum “Moon Safari” no CoolJazz, em Cascais, marcando assim o início da edição deste ano do festival, cujo cartaz inclui Diana Krall, Chaka Khan e Jamie Cullum.
O Centro Interpretativo das Gares Marítimas de Lisboa abre ao público em fevereiro de 2025, tornando acessíveis a toda a população os 14 painéis de Almada Negreiros, restaurados, fazendo daquele um polo cultural que liga Alcântara a Belém.