Festival Internacional de Chocolate de Óbidos visitado por 120 mil pessoas

©Câmara municipal de Óbidos

O Festival Internacional de Chocolate de Óbidos atraiu este ano 120 mil pessoas, divulgou hoje a organização num balanço da edição dedicada à Banda Desenhada e que aumentou a vertente formativa.

O Festival Internacional de Chocolate de Óbidos encerrou no último domingo sagrando-se, segundo o presidente daquela autarquia do distrito de Leiria, Filipe Daniel, como “um marco nos eventos a nível nacional” porque é, nesta época do ano, “um dos acontecimentos que mais público atrai para a região, capitalizando economicamente o concelho e o Oeste”.

Sob o tema Banda Desenhada, o certame foi, nesta edição, “visitado por mais de 120 mil pessoas”, divulgou hoje a Câmara de Óbidos, num balanço em que Filipe Daniel assume a satisfação “pelo crescimento em conteúdos e da oferta que o festival proporcionou”.

“Mais esculturas, mais ‘chefs’, mais receitas, mais produtos em chocolate e mais formação” são alguns dos fatores a sustentar confiança do autarca para as futuras edições do evento, que considera contribuir para que o público “tenha boas experiências, independentemente de onde vem e do que procura”.

Citado numa nota de imprensa, o administrador da empresa municipal Óbidos Criativa (organizadora do festival), Ricardo Duque, destacou “a qualidade dos ‘chefs’, os muitos concursos e a grande aposta num formato de evento onde a formação é, cada vez mais, importante”.

“O crescimento dos conteúdos ligados à gastronomia e à pastelaria, nomeadamente com o aparecimento de vários programas temáticos nos media, e a importância que os ‘chefs’ têm como influenciadores, fazem com que o festival acompanhe estas tendências”, explicou Ricardo Duque, acrescentando que a organização está “já a pensar em como trabalhar para continuar a surpreender”, quer os visitantes quer os profissionais que participam no festival.

O Festival Internacional de Chocolate decorreu entre os dias 10 e 26 de março, às sextas, sábados e domingos.

Com um orçamento de 250 mil euros, usou 25 toneladas de chocolate e contou com a participação de 57 ‘chefs’ de pastelaria e bombonaria, entre os quais Sahima Hajat, vencedora do programa MasterChef em Portugal.

O evento teve ainda uma forte componente formativa, tendo tido a presença, no Salão do Chocolate, de escolas da área da pastelaria e hotelaria, do Politécnico de Leiria, das escolas do Turismo de Portugal e da Escola Profissional da Nazaré, bem como, pela primeira vez, a École Ducasse, uma escola francesa de referência internacional na arte da pastelaria e confeitaria.

O certame contou ainda uma exposição de esculturas e a criação de esculturas ao vivo, várias demonstrações e apresentações de produtos.

Últimas de Cultura

A Jovem Orquestra Portuguesa (JOP) vai assegurar o concerto de abertura no Young Euro Classic, em Berlim, o “maior festival de jovens orquestras do mundo”, por “mérito”, disse à Lusa o maestro Pedro Carneiro.
A quinta edição do festival CriaJazz leva às ruas e ao Castelo de Leiria três espetáculos, entre julho e agosto, em que o jazz se cruza com a música do mundo e o teatro num registo festivo, revelou a organização.
A Capela Real do Palácio Nacional de Queluz do século XVIII vai reabrir na quinta-feira, na sequência de obras de restauro para o regresso do Órgão Histórico de Tubos, após um século, anunciou hoje a Parques de Sintra.
Música para "todos os gostos em sete palcos ao longo de 11 dias é uma das promessas da comissão organizadora da 32.ª edição da Feira Agrícola Comercial e Industrial de Cantanhede (Expofacic)", afirmou hoje a presidente do município.
O festival Super Bock Super Rock está de volta à praia do Meco, na Herdade do Cabeço da Flauta, em Sesimbra, nos dias 18, 19 e 20 de julho.
Nos dias 19, 20 e 21 de julho, Vila Nova de Gaia será palco do festival MEO Marés Vivas, que ao longo dos últimos anos se firmou como um dos principais festivais de verão.
Arouca recebe de sexta-feira a domingo mais uma edição da recriação 'História de um mosteiro', que replicará costumes do tempo das monjas da Ordem de Cister com um mercado oitocentista e encenações sobre o escritor Alexandre Herculano (1810-1877).
A atriz norte-americana Shelley Duvall, protagonista do filme “The Shining” com Jack Nicholson, morreu aos 75 anos, na sua casa em Blanco Township, no Texas, noticiou o jornal The Hollywood Reporter.
A dupla francesa Air apresenta hoje ao vivo, na íntegra, o álbum “Moon Safari” no CoolJazz, em Cascais, marcando assim o início da edição deste ano do festival, cujo cartaz inclui Diana Krall, Chaka Khan e Jamie Cullum.
O Centro Interpretativo das Gares Marítimas de Lisboa abre ao público em fevereiro de 2025, tornando acessíveis a toda a população os 14 painéis de Almada Negreiros, restaurados, fazendo daquele um polo cultural que liga Alcântara a Belém.