‘Clássico’ pode deixar ‘encarnados’ ainda mais perto do título

©Folha Nacional

O Benfica pode sexta-feira ficar ainda mais perto do título nacional de futebol, que foge há três temporadas, na receção ao FC Porto, que vai tentar atrasar os ‘encarnados’ e também reforçar o acesso à Liga dos Campeões.

No Estádio da Luz, as duas equipas chegam ao clássico da 27.ª jornada separadas por 10 pontos, com o líder Benfica, que venceu os últimos 10 jogos na prova, como claro favorito a conquistar a atual edição da I Liga e a ocupar uma posição bem mais confortável do que o ainda campeão nacional, segundo.

Mesmo que sofra o segundo desaire em todo o campeonato, depois do 0-3 em Braga, à 14.ª ronda, a formação de Roger Schmidt continua com todas as condições para chegar ao título, que será o 38.º da história do clube lisboeta, enquanto o FC Porto tem Sporting de Braga e Sporting na perseguição, na luta pelo acesso à Liga dos Campeões da próxima temporada.
Por outro lado, um triunfo do Benfica abre a ‘passadeira vermelha’ e acaba com qualquer dúvida que ainda possa existir quanto o futuro campeão nacional.

No FC Porto, uma derrota na Luz, tal como aconteceu na primeira volta no Dragão (1-0, com um golo de Rafa), pode abrir ainda mais o ‘combate’ pelos milhões da ‘Champions’, deixando a equipa de Sérgio Conceição sem margem de erro até à última jornada.

O FC Porto chega a esta ronda com dois pontos de vantagem sobre o Sporting de Braga, terceiro classificado, e com mais oito do que o Sporting, embora os ‘leões’ possam encurtar essa diferença para cinco, caso vençam hoje o Gil Vicente, em Barcelos, em jogo em atraso.

Do lado do Benfica, que procura a 11.ª vitória seguida na I Liga, Gonçalo Guedes deverá ser a única baixa, devido a lesão, com Roger Schmidt a ter praticamente todo o plantel à sua disposição (o alemão Draxler também está lesionado, mas raramente fez parte das opções principais do técnico ‘encarnado’).

Cenário bem diferente tem o FC Porto, com o guarda-redes Diogo, os defesas Pepe e João Mário e o avançado Evanilson todos em dúvida, devido a problemas físicos.

Na temporada 2021/22, os ‘dragões’ foram vencer à Luz por 1-0, com um golo do nigeriano Zaidu nos descontos, reforçando o bom registo na casa do rival nos últimos anos.

Desde 2010, o FC Porto só por duas vezes caiu no terreno do Benfica para a I Liga, em 2014 e 2018, tendo alcançado seis vitórias e quatro empates.

O clássico Benfica-FC Porto está agendado para as 18:00.

Últimas de Desporto

O português Miguel Oliveira (Aprilia) foi hoje 13.º classificado na corrida sprint do Grande Prémio da Áustria de MotoGP, 11.ª ronda do Mundial de motociclismo de velocidade.
A Associação Industrial Portuguesa (AIP) vai formalizar, este mês, a criação do ‘cluster’ das indústrias e tecnologias de desporto, que diz contar já com dezenas de empresas e instituições interessadas.
Marco Alves revelou hoje que o Comité Olímpico de Portugal (COP) vai trabalhar no sentido de serem criadas “cada vez melhores condições” aos atletas portugueses, tendo já uma “agenda fechada” com o Governo.
Pedro Pichardo cruzou-se com o primeiro-ministro, Luís Montenegro, e pediu-lhe um encontro, considerando que é importante que as entidades que governam o país reúnam também com atletas e não apenas com dirigentes.
Os ciclistas Iúri Leitão e Rui Oliveira conquistaram hoje a medalha de ouro em madison em Paris2024, o sexto título olímpico do desporto português, depois dos cinco no atletismo, no 32.º pódio luso de sempre.
O canoísta Fernando Pimenta terminou hoje na sexta posição a final de K1 1.000 metros nos Jogos Paris2024, falhando a possibilidade de se tornar o primeiro português a conquistar três medalhas olímpicas.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, salientou hoje a "grande alegria" para Portugal que representou a conquista de uma medalha de prata pelo ciclista Iúri Leitão nos Jogos Olímpicos de Paris.
A Federação Internacional de Boxe (IBA) vai premiar financeiramente a pugilista Angela Carini, depois de a italiana ter sido eliminada pela argelina Imane Khelif na categoria de -66 kg do torneio olímpico feminino de Paris2024, anunciou o organismo.
A judoca Patrícia Sampaio conquistou hoje o bronze em -78 kg em Paris2024, ao bater a japonesa Rika Takayama por duplo waza-ari, alcançando a 29.ª medalha olímpica do desporto português, a primeira na presente edição dos Jogos.
A judoca portuguesa Catarina Costa apurou-se hoje para os oitavos de final em -48 kg nos Jogos Olímpicos Paris2024, ao vencer a alemã Katharina Menz no seu combate de estreia.