Homem invade escola infantil com machado e mata quatro crianças no Brasil

© D.R.

Um homem de 25 anos invadiu hoje uma escola infantil na cidade de Blumenau, no sul do Brasil, e matou quatro crianças com golpes de machado, segundo as autoridades locais.

Além das quatro vítimas mortais, sobre as quais ainda não há informações detalhadas, outras crianças terão sido feridas e foram encaminhados para hospitais da região.

O ataque aconteceu no início da manhã numa creche particular chamada Cantinho Bom Pastor. Segundo a polícia local, o autor dos crimes invadiu a escola infantil com um machado pequeno, atacou as crianças e depois entregou-se num Batalhão da Polícia Militar.

As autoridades estão a investigar se o assassino teve ajuda de outras pessoas.

O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, usou as redes sociais para lamentar o ataque.

“Não há dor maior que a de uma família que perde seus filhos ou netos, ainda mais em um ato de violência contra crianças inocentes e indefesas. Meus sentimentos e preces para as famílias das vítimas e comunidade de Blumenau diante da monstruosidade ocorrida na creche Bom Pastor”, escreveu o Presidente brasileiro.

“Para qualquer ser humano que tenha o sentimento cristão, uma tragédia como essa é inaceitável, um comportamento, um ato absurdo de ódio e covardia como esse”, acrescentou.

O crime ocorreu na sequência de outro ataque violento perpetrado numa escola há menos de dez dias na cidade brasileira de São Paulo. Naquele caso, um aluno de 13 anos armado com uma faca matou uma professora e deixou outras três professoras e um estudante feridos.

Segundo um levantamento dos ‘media’ locais, desde 2011, mais de 10 escolas foram atacadas por criminosos no Brasil.

Últimas do mundo

A UNICEF alertou hoje para a grave situação de desnutrição aguda que se propaga rapidamente nas áreas controladas pelo Governo internacionalmente reconhecido do Iémen, com níveis “extremamente críticos” em crianças menores de cinco anos da costa ocidental.
Paetongtarn Shinawatra, filha do controverso bilionário e antigo primeiro-ministro tailandês Thaksin, foi hoje empossada como nova chefe de governo pelo rei Maha Vajiralongkorn, no final de mais uma crise política no país.
Uma organização não-governamental venezuelana denunciou que as mulheres detidas no país são constantemente sujeitas a tratamentos desumanos que vão de tortura física e psicológica à recusa de cuidados médicos adequados.
A Comissão Europeia enviou hoje um pedido de informações à Meta, ‘gigante’ tecnológica dona do Facebook e do Instagram, sobre a descontinuação do CrowdTangle, uma ferramenta para monitorizar desinformação ‘online’, questionando quais as medidas adotadas para o compensar.
A Conferência Episcopal Venezuelana (CEV) voltou hoje a pedir às autoridades que respeitem os direitos dos venezuelanos perante a “incerteza” dos resultados das presidenciais de julho, em que Nicolás Maduro foi reeleito, mas que a oposição contesta.
O Papa Francisco disse hoje estar muito preocupado com a situação humanitária em Gaza, e voltou a apelar para um cessar-fogo, pedindo ainda que seja seguido “o caminho da negociação para que esta tragédia termine logo”.
O número de 40 mil mortos hoje anunciado na Faixa de Gaza em dez meses de guerra com Israel representa um “marco sombrio para todo o mundo”, lamentou o alto-comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Turk.
A reunião promovida pelos mediadores internacionais para discutir um acordo de cessar-fogo em Gaza começa hoje em Doha, Qatar, e deverá prolongar-se durante vários dias, com a ausência do movimento islamita palestiniano Hamas.
Um ‘rocket’ caiu hoje ao largo de Telavive, de acordo com o Exército israelita, que reportou um disparo a partir da Faixa de Gaza, ataque já reivindicado pelo braço armado do Hamas palestiniano.
Três anos após o regresso dos talibãs a Cabul, o Afeganistão tem uma economia de "crescimento zero", com a população atolada na pobreza, uma crise humanitária que se agrava e sem esperança de melhoria num futuro próximo.