Casa Pia oficializa treinador Pedro Moreira como sucessor de Filipe Martins

O Casa Pia oficializou hoje Pedro Moreira como o novo treinador do conjunto da I Liga portuguesa de futebol, sucedendo a Filipe Martins no cargo, após a saída deste em 12 de novembro, a pedido do próprio.

© Facebook de Casa Pia AC

“É com satisfação que anunciamos a chegada do treinador Pedro Moreira ao comando técnico do Casa Pia AC. Antigo atleta da formação do clube, será assim um regresso a uma casa que bem conhece”, destacaram os ‘gansos’, em comunicado oficial.

Como treinador principal, Pedro Moreira soma apenas uma experiência no Torreense, na derradeira temporada, durante a qual pegou no clube na sétima jornada, na última posição da II Liga, com quatro pontos, e terminou num confortável nono lugar, com 44.

Antes, integrou como treinador adjunto as equipas técnicas de Paulo Fonseca, estando nos italianos da Roma, nos ucranianos do Shakhtar Donetsk e ainda em Sporting de Braga, Paços de Ferreira e FC Porto, após muitos anos a orientar escalões de formação.

“A competência acumulada será uma mais-valia ao elevar o nível do Casa Pia AC e a sua chegada dará continuidade a um período de sucesso e promissor para o clube”, frisaram igualmente os ‘gansos’ no comunicado, publicado no sítio oficial da Internet.

O treinador, de 48 anos, já tinha sido dado como certo no comando técnico do Casa Pia há vários dias pela comunicação social, mas apenas hoje foi oficializado, estando acompanhado pelos adjuntos José Borges e Ricardo Vasconcelos e pelo preparador físico Pedro Barros, que se juntam aos já presentes Gonçalo Santos, Nuno Madureira, Fábio Ferreira e João Santos para completar a atual equipa técnica do clube lisboeta.

Em 12 de novembro, o Casa Pia tinha anunciado a saída de Filipe Martins, por iniciativa própria, depois de mais de três temporadas nas quais guiou o clube ao regresso à elite do futebol português, 83 anos depois da única presença, tendo vários marcos notórios.

Na última temporada, e após um início de campeonato em que foi a equipa ‘sensação’ da prova, o Casa Pia terminou a I Liga num tranquilo 10.º lugar, mas, nesta época, o início não foi tão auspicioso, com os casapianos a ocuparem atualmente a 15.ª posição, com 10 pontos, um acima da zona de ‘play-off’ e três acima dos lugares de despromoção direta.

O primeiro teste de Pedro Moreira ao serviço do Casa Pia será na visita ao Nacional, da II Liga, em jogo a contar para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, no sábado, às 15:00, seguindo-se a receção ao Portimonense, para a 12.ª jornada da I Liga de futebol.

Últimas de Desporto

O português Miguel Oliveira (Aprilia) foi hoje 13.º classificado na corrida sprint do Grande Prémio da Áustria de MotoGP, 11.ª ronda do Mundial de motociclismo de velocidade.
A Associação Industrial Portuguesa (AIP) vai formalizar, este mês, a criação do ‘cluster’ das indústrias e tecnologias de desporto, que diz contar já com dezenas de empresas e instituições interessadas.
Marco Alves revelou hoje que o Comité Olímpico de Portugal (COP) vai trabalhar no sentido de serem criadas “cada vez melhores condições” aos atletas portugueses, tendo já uma “agenda fechada” com o Governo.
Pedro Pichardo cruzou-se com o primeiro-ministro, Luís Montenegro, e pediu-lhe um encontro, considerando que é importante que as entidades que governam o país reúnam também com atletas e não apenas com dirigentes.
Os ciclistas Iúri Leitão e Rui Oliveira conquistaram hoje a medalha de ouro em madison em Paris2024, o sexto título olímpico do desporto português, depois dos cinco no atletismo, no 32.º pódio luso de sempre.
O canoísta Fernando Pimenta terminou hoje na sexta posição a final de K1 1.000 metros nos Jogos Paris2024, falhando a possibilidade de se tornar o primeiro português a conquistar três medalhas olímpicas.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, salientou hoje a "grande alegria" para Portugal que representou a conquista de uma medalha de prata pelo ciclista Iúri Leitão nos Jogos Olímpicos de Paris.
A Federação Internacional de Boxe (IBA) vai premiar financeiramente a pugilista Angela Carini, depois de a italiana ter sido eliminada pela argelina Imane Khelif na categoria de -66 kg do torneio olímpico feminino de Paris2024, anunciou o organismo.
A judoca Patrícia Sampaio conquistou hoje o bronze em -78 kg em Paris2024, ao bater a japonesa Rika Takayama por duplo waza-ari, alcançando a 29.ª medalha olímpica do desporto português, a primeira na presente edição dos Jogos.
A judoca portuguesa Catarina Costa apurou-se hoje para os oitavos de final em -48 kg nos Jogos Olímpicos Paris2024, ao vencer a alemã Katharina Menz no seu combate de estreia.