Jaime Faria torna-se no 12.º português a vencer um título challenger

O tenista Jaime Faria tornou-se hoje no 12.º português a conquistar um título do ATP Challenger Tour, ao vencer, na final do Oeiras Open 4, o sueco Elias Ymer, em três sets, no Complexo de Ténis do Jamor.

© D.R

O atleta do Centro de Alto Rendimento (CAR) da Federação Portuguesa de Ténis (FPT), que figura esta semana no 233.º lugar no ranking ATP, cedeu o primeiro parcial, mas reagiu a tempo de vencer os dois seguintes para selar o triunfo pelos parciais de 3-6, 7-6 (7-3) e 6-4, em duas horas e 38 minutos.

“Não tenho muitas palavras, nem sei se fiz um grande jogo. Tendo em conta as condições e toda a envolvência, consegui o que era mais importante a vitória e consegui arranjar soluções. Estou muito feliz”, confessou o lisboeta, em declarações SportTV, ainda no ‘court’ central.

Graças à 35.º vitória da temporada, Jaime Faria, de 20 anos, vai ascender ao top-200 mundial, ocupando já virtualmente no 183.º lugar da hierarquia, liderada pelo sérvio Novak Djokovic.

Jaime Faria, que está de partida ainda hoje para Paris, onde vai estrear-se na fase de qualificação de Roland Garros, na próxima semana, tornou-se no 12.º português a conquistar um título challenger.

“É um dia muito importante para mim, é o melhor torneio da minha carreira até agora, neste complexo inacreditável, que posso chamar de casa, por tudo o que têm feito por mim. A FPT tem me ajudado imenso, a minha equipa técnica está toda de parabéns, estou muito feliz”, acrescentou.

Com este triunfo, Jaime Faria juntou-se à lista de 11 jogadores lusos que já venceram torneios desta categoria, casos de Gastão Elias (10), Pedro Sousa (8), Rui Machado (8), Nuno Borges (6), Frederico Gil (6), João Sousa (5), Nuno Marques (5), João Domingues (3), João Cunha e Silva (3) e Henrique Rocha (1) e Emanuel Couto (1).

Últimas de Desporto

O português Miguel Oliveira (Aprilia) foi hoje 13.º classificado na corrida sprint do Grande Prémio da Áustria de MotoGP, 11.ª ronda do Mundial de motociclismo de velocidade.
A Associação Industrial Portuguesa (AIP) vai formalizar, este mês, a criação do ‘cluster’ das indústrias e tecnologias de desporto, que diz contar já com dezenas de empresas e instituições interessadas.
Marco Alves revelou hoje que o Comité Olímpico de Portugal (COP) vai trabalhar no sentido de serem criadas “cada vez melhores condições” aos atletas portugueses, tendo já uma “agenda fechada” com o Governo.
Pedro Pichardo cruzou-se com o primeiro-ministro, Luís Montenegro, e pediu-lhe um encontro, considerando que é importante que as entidades que governam o país reúnam também com atletas e não apenas com dirigentes.
Os ciclistas Iúri Leitão e Rui Oliveira conquistaram hoje a medalha de ouro em madison em Paris2024, o sexto título olímpico do desporto português, depois dos cinco no atletismo, no 32.º pódio luso de sempre.
O canoísta Fernando Pimenta terminou hoje na sexta posição a final de K1 1.000 metros nos Jogos Paris2024, falhando a possibilidade de se tornar o primeiro português a conquistar três medalhas olímpicas.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, salientou hoje a "grande alegria" para Portugal que representou a conquista de uma medalha de prata pelo ciclista Iúri Leitão nos Jogos Olímpicos de Paris.
A Federação Internacional de Boxe (IBA) vai premiar financeiramente a pugilista Angela Carini, depois de a italiana ter sido eliminada pela argelina Imane Khelif na categoria de -66 kg do torneio olímpico feminino de Paris2024, anunciou o organismo.
A judoca Patrícia Sampaio conquistou hoje o bronze em -78 kg em Paris2024, ao bater a japonesa Rika Takayama por duplo waza-ari, alcançando a 29.ª medalha olímpica do desporto português, a primeira na presente edição dos Jogos.
A judoca portuguesa Catarina Costa apurou-se hoje para os oitavos de final em -48 kg nos Jogos Olímpicos Paris2024, ao vencer a alemã Katharina Menz no seu combate de estreia.