Jovem Orquestra Portuguesa a abrir “maior festival” do género no Mundo

A Jovem Orquestra Portuguesa (JOP) vai assegurar o concerto de abertura no Young Euro Classic, em Berlim, o “maior festival de jovens orquestras do mundo”, por “mérito”, disse à Lusa o maestro Pedro Carneiro.

© D.R.

“Estivemos presentes no festival nas edições de 2015, em 2017, 2019 e 2022. Levámos sempre uma obra de um jovem compositor português. Por duas vezes ganhámos o prémio de composição da obra que levámos. Os concertos da JOP têm sempre gerado críticas muitíssimo positivas e muitas ovações do público”, assegurou o maestro, em declarações à Lusa.

A JOP vai abrir, pela primeira vez, o festival Young Euro Classic, que começa na sexta-feira e se realiza durante 17 dias na capital alemã.

“É a primeira vez que temos a honra de fazer o concerto de abertura, ainda por cima na 25.ª edição do festival, celebrando igualmente os 50 anos do 25 de Abril. É um momento muito especial abrir este certame importantíssimo que é sobejamente conhecido como o maior festival de orquestras jovens de todo o mundo”, sublinhou Pedro Carneiro.

Nesta quinta participação, a JOP leva a concurso a obra “Apneia”, de João Caldas, vencedora da 10.ª edição do Prémio de Composição SPA/Antena 2.

“Para mim é sempre uma honra subir ao palco com estes jovens, pelo trabalho que desenvolvemos com eles, pelo que representa para mim como português, e como alguém que tem quase 50 anos. […] Durante toda a minha carreira já pisei estes palcos, mas entrar numa sala mítica como a Konzerthaus é uma atuação especial tenha esse músico 90 anos ou 15 anos”, sublinhou o maestro.

O Young Euro Classic inspirou a fundação de inúmeras orquestras e ajuda a manter estas iniciativas ativas, tanto em Berlim como no resto do mundo.

“Este festival foi criado há 25 anos por uma série de entusiastas, mecenas, melómanos que decidiram celebrar este gigantesco legado da música e a enorme ligação que tem entre a democracia e as causas humanistas […] permite que estes músicos pré-profissionais tenham um momento de exposição ao público numa das, senão a maior, capital musical do mundo lado a lado com orquestras que vêm dos Estados Unidos, da União europeia ou de Espanha”, realçou.

Pedro Carneiro acredita que o público alemão é “ávido de cultura”.

“Neste festival em especial, quando pisamos o palco notamos de imediato que há uma avidez e um prazer enorme nesta antecipação da escuta. Há sempre um ambiente muito bonito neste festival e nestes 25 anos conseguiram celebrar a juventude, a Europa, a esperança e todos os valores europeus e o legado artístico da Europa”, apontou.

Este concerto está inserido no Encontro de Verão da JOP, um dos eventos mais importantes da programação anual desta orquestra, que começou a 30 de julho.

Durante duas semanas, os jovens músicos reúnem-se na sede da Orquestra de Câmara Portuguesa, para ensaios, tertúlias, sessões de consciência corporal e concertos.

Além da presença no festival Young Euro Classic, a JOP estará a 10 de agosto, no festival Kultursommer Nordhessen, em Kassel, com o pianista português Raul da Costa como solista.

Últimas de Cultura

A Jovem Orquestra Portuguesa (JOP) vai assegurar o concerto de abertura no Young Euro Classic, em Berlim, o “maior festival de jovens orquestras do mundo”, por “mérito”, disse à Lusa o maestro Pedro Carneiro.
A quinta edição do festival CriaJazz leva às ruas e ao Castelo de Leiria três espetáculos, entre julho e agosto, em que o jazz se cruza com a música do mundo e o teatro num registo festivo, revelou a organização.
A Capela Real do Palácio Nacional de Queluz do século XVIII vai reabrir na quinta-feira, na sequência de obras de restauro para o regresso do Órgão Histórico de Tubos, após um século, anunciou hoje a Parques de Sintra.
Música para "todos os gostos em sete palcos ao longo de 11 dias é uma das promessas da comissão organizadora da 32.ª edição da Feira Agrícola Comercial e Industrial de Cantanhede (Expofacic)", afirmou hoje a presidente do município.
O festival Super Bock Super Rock está de volta à praia do Meco, na Herdade do Cabeço da Flauta, em Sesimbra, nos dias 18, 19 e 20 de julho.
Nos dias 19, 20 e 21 de julho, Vila Nova de Gaia será palco do festival MEO Marés Vivas, que ao longo dos últimos anos se firmou como um dos principais festivais de verão.
Arouca recebe de sexta-feira a domingo mais uma edição da recriação 'História de um mosteiro', que replicará costumes do tempo das monjas da Ordem de Cister com um mercado oitocentista e encenações sobre o escritor Alexandre Herculano (1810-1877).
A atriz norte-americana Shelley Duvall, protagonista do filme “The Shining” com Jack Nicholson, morreu aos 75 anos, na sua casa em Blanco Township, no Texas, noticiou o jornal The Hollywood Reporter.
A dupla francesa Air apresenta hoje ao vivo, na íntegra, o álbum “Moon Safari” no CoolJazz, em Cascais, marcando assim o início da edição deste ano do festival, cujo cartaz inclui Diana Krall, Chaka Khan e Jamie Cullum.
O Centro Interpretativo das Gares Marítimas de Lisboa abre ao público em fevereiro de 2025, tornando acessíveis a toda a população os 14 painéis de Almada Negreiros, restaurados, fazendo daquele um polo cultural que liga Alcântara a Belém.