Pimenta e Portela na final do K2 500 metros misto da Taça do Mundo de canoagem

© Facebook/Fernando.Pimenta

Fernando Pimenta e Teresa Portela conseguiram hoje a primeira final para Portugal na I Taça do Mundo de canoagem de regatas em linha, com o segundo lugar na prova mista de K2 500 metros, em Szeged, Hungria.

Pimenta e Portela, os melhores atletas portugueses em cada género, uniram-se para concluir o seu desempenho na ‘catedral’ mundial da canoagem em 1.46,95 minutos, a 2,43 segundos dos australianos Riley Fitzsimmons e Yale Steinepreis: os dinamarqueses Rasmus Knudsen e Katrine Jensen também avançam para a final, terceiros a 3,59 dos vencedores.

Pimenta fez mais duas competições, vencendo a de K1 500 metros, avançando para a meia-final com o tempo de 1.49,66 minutos, 99 centésimos mais rápido do que o israelita Ilya Podpolnyy, segundo classificado.

Em K1 1.000 metros, igualmente sem acesso direto à regata das medalhas, o limiano geriu o esforço e terminou em segundo, a 3,60 segundos do sueco Dennis Kernen, que ganhou em 4.03,04.

O K4 500 metros composto por Emanuel Silva, João Ribeiro, Messias Baptista e Kevin santos foi quinto, a 1,78 segundos da Sérvia, que se impôs em 1.24,05.

Kevin Santos ainda participou em K1 200 metros, no qual é campeão da Europa em título, contudo abdicou do resultado, terminando em oitavo e ficando assim fora de prova.

No setor feminino, Francisca Laia, Joana Vasconcelos, Teresa Portela e Maria Rei foram segundas na sua série, a 1,44 da Austrália, vencedora em 1.39,69.

Nas canoas, Hélder Silva foi terceiro em C1 200 em regata com uma vaga para a final, opção que não tinham Inês Penetra e Beatriz Fernandes, respetivamente sexta e sétima classificadas, em séries distintas na mesma distância.

Inês e Beatriz juntaram-se posteriormente na C2 500 metros ficando em quartas, a 5,06 segundos da China, que agarrou a única vaga disponível para a final, em 2.11,28.

Na paracanoagem, Norberto Mourão, atual bronze europeu, mundial e paralímpico em VL2, apurou-se para a final, ao vencer a sua série em 1.02,09, batendo o húngaro Tamas Juhasz por 1,57 e o ucraniano Andrii Kryvchun por 3,43, ambos igualmente qualificados.

O apuramento para os Jogos Olímpicos Paris2024 vai decorrer em Duisburgo, na Alemanha, entre 23 e 27 de agosto.

Últimas de Desporto

O português Miguel Oliveira (Aprilia) foi hoje 13.º classificado na corrida sprint do Grande Prémio da Áustria de MotoGP, 11.ª ronda do Mundial de motociclismo de velocidade.
A Associação Industrial Portuguesa (AIP) vai formalizar, este mês, a criação do ‘cluster’ das indústrias e tecnologias de desporto, que diz contar já com dezenas de empresas e instituições interessadas.
Marco Alves revelou hoje que o Comité Olímpico de Portugal (COP) vai trabalhar no sentido de serem criadas “cada vez melhores condições” aos atletas portugueses, tendo já uma “agenda fechada” com o Governo.
Pedro Pichardo cruzou-se com o primeiro-ministro, Luís Montenegro, e pediu-lhe um encontro, considerando que é importante que as entidades que governam o país reúnam também com atletas e não apenas com dirigentes.
Os ciclistas Iúri Leitão e Rui Oliveira conquistaram hoje a medalha de ouro em madison em Paris2024, o sexto título olímpico do desporto português, depois dos cinco no atletismo, no 32.º pódio luso de sempre.
O canoísta Fernando Pimenta terminou hoje na sexta posição a final de K1 1.000 metros nos Jogos Paris2024, falhando a possibilidade de se tornar o primeiro português a conquistar três medalhas olímpicas.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, salientou hoje a "grande alegria" para Portugal que representou a conquista de uma medalha de prata pelo ciclista Iúri Leitão nos Jogos Olímpicos de Paris.
A Federação Internacional de Boxe (IBA) vai premiar financeiramente a pugilista Angela Carini, depois de a italiana ter sido eliminada pela argelina Imane Khelif na categoria de -66 kg do torneio olímpico feminino de Paris2024, anunciou o organismo.
A judoca Patrícia Sampaio conquistou hoje o bronze em -78 kg em Paris2024, ao bater a japonesa Rika Takayama por duplo waza-ari, alcançando a 29.ª medalha olímpica do desporto português, a primeira na presente edição dos Jogos.
A judoca portuguesa Catarina Costa apurou-se hoje para os oitavos de final em -48 kg nos Jogos Olímpicos Paris2024, ao vencer a alemã Katharina Menz no seu combate de estreia.